Respeito e gratidão
Equipado de painéis solares e gerando a sua própria electricidade, o Terra Lodge limita ao máximo a sua dependência dos geradores a diesel da companhia nacional de electricidade, reduzindo também o consumo através da utilização integral de luzes LED e de aparelhos de alta performance.
A mesma filosofia foi pensada para a reutilização das águas cinzas. Procuramos sensibilizar os nossos clientes para a problemática da água advertindo para não mudarem os lençóis e toalhas todos os dias e para reduzirem o mais possível a utilização de água do mar dessalinizada que alimenta a rede a um custo ecologicamente elevado.
O Terra Lodge foi construído utilizando sempre que possível os recursos locais, seja através dos materiais, técnicas ou know-how utilizado. O portão é em folha de metal reciclado de antigos bidões; os duches em cimento afagado pela velha técnica cabo-verdiana; os candeeiros em latão galvanizado construído em ateliers normalmente dedicados à fabricação de funis e baldes; e as cadeiras provenientes da reciclagem de madeiras de bobinas eléctricas, entre outros.
O resultado: menos importação, mais entrada de dinheiro na economia local, e um lugar com alma cabo-verdiana.
Para as casas de banho utilizamos sabões artesanais produzidos localmente e para o pequeno-almoço produtos locais.
A arquitectura dos quartos integra-se na paisagem, retomando a linha de urbanização local, respeitando e valorizando a arquitectura colonial da antiga casa à volta da qual os quartos foram construídos.